quinta-feira, 19 de maio de 2011

A ignorância acompanha


"Ignorante, palavra derivada de gnose, não saber", como dizia meu professor de Literatura Portuguesa I, nas aulas matutinas de início de faculdade, numa voz fina e inconstante. Na época, disputávamos na faculdade as melhores imitações daquele tipo caricato... e aquelas manhãs ficaram gravadas em minha mente e a explicação eu absorvi, de tanto imitar.

Quando fui sozinha para Bordeaux, todos me falavam que eu era muito corajosa... mas não foi exatamente a coragem minha motivação. O meu conflito é a curiosidade. O dia em que entrei em tantos aviões e fiz escala em tantos aeroportos para chegar naquela cidadezinha francesa, para passar cinco meses, não sabia em suma o que me esperava... fui sem pensar no que encontraria e o problema da imaturidade é justamente não saber, voltei, em um mês. Isso foi tão problemático que ainda não avalio com precisão o total desta conta na minha personalidade, no meu presente, no meu passado e no meu futuro. O fato é que um dia saiu uma Lílian da cidade de Goiânia e ela se perdeu em banheiros, aeroportos, aviões e caminhadas sozinhas e intermináveis durante 25 dias. O pior continua sendo a dúvida, quanto de mim tinha de ser assim e quanto de mim deveria ser mais se eu tivesse ido até o fim?

O que me felicita é que com certeza eu não podia e não quereria ser a mesma de dezembro de 2008, sou feliz com a que chegou aqui.

A vida é feita em ciclos tão intermináveis, tão recorrentes... sempre me vejo exposta a frase "Você é corajosa" e sempre lembro do meu professor Rogério.

Entrei no estúdio do Jander pra fazer uma tatuagem, que para uma pocket como eu, é gigante! E todo mundo me falava e fala: "Nossa, como você é corajosa"... desta vez eu tinha consciência da minha ignorância. Bem, não posso ter medo do desconhecido e como não conhecia a dor de uma agulha rasgando toda minha pele, mergulhei de ponta. Mas uma tattoo que se inicia, se termina e meeeeu Deus!!! Nunca sofri tanto e nunca senti tanta dor na vida, uma dor incomum!! Estou aqui tendo uma filha! Desta vez saberei exatamente o tanto que devo ser.

Certa vez um velho amigo me disse que se um gato pensar, ele não faz suas grandes proezas, não pula suas grandes alturas, não cai sempre de pé. Então!

4 comentários:

Vívian de Castro disse...

Lindo! Adorei.

Cláudio disse...

Cientistas estudaram a anatomia do besouro e descobriram que é impossível a ele voar. Para a sorte dele, ele não sabe disso. É a ignorância boa, a que nos faz ousar e obter resultados surpreendentes, como o vôo em questão. Todavia, aos racionais foi dado a capacidade da avaliação. Avaliação de riscos, baseado no equacionamento das questões e fundamentalmente, na tomada de decisões. O senso de responsabilidade que evita prejuízos a nós e aos outros,deve ser sempre (e sempre)nosso norteador, apoiado na intuição e na cautela, mas sem deixar o tempero daquela pitada de ousadia. Sempre te apoiei porque você é mesmo corajosa, mas com bom senso de responsabilidade.

.cereja disse...

Eu tenho o melhor pai comentarista do mundo!

Cláudio disse...

Quando viajamos, ficamos impressionados com tudo de novo que se estampa perante nossas vistas e como nessa condição, somos apenas turistas, tendemos a ressaltar apenas o belo e despercebermos o feio, o roto, o torto, pois estamos apenas de passagem. Natural que não queiramos perder tempo com críticas a temas que não nos dizem respeito. Esta sua visão não é a de um simples turista distraído e deslumbrado e sim de uma cidadã cosmopolitana, atenta e crítica. Parabéns pela visão que você aprendeu a desenvolver e obrigada por atender ao meu pedido no aeroporto ao me despedir de você com o coração aos pedaços. "Fique atenta! Fique muito atenta, observe tudo! Cuidado! Você descobriu o que a maioria das pessoas descobre ao se afastarem por algum tempo de suas casas. A casa da gente é o melhor lugar do mundo! O Brasil é a nossa casa. Luciana