sábado, 15 de outubro de 2011

Ensino e aprendo de segunda à sexta


Ser professor não pode ser uma alternativa para falta de emprego na sua área, professor tem que ter licenciatura, tem que saber discutir sobre educação com embasamento teórico... talento não é suficiente, é preciso conhecimento acadêmico para saber compreender fatores simples e ai sim, o talento influenciará.

Você viajou e fala inglês ou espanhol fluentemente? Sabe muito de gramática, de história ou filosofia? É bom de contas? Querido, não serve, o professor deve ter licenciatura para que não precise ouvir de mim (e de professores de verdade) os conceitos mais simples da educação e para que possa criticar amplamente quais são nossas falhas e problemas.

Meu primeiro momento em sala de aula foi trêmulo, mas passou... meu primeiro ano foi decepcionante, o ensino médio foi lindo como aluna e desanimador como professora, mas ai vieram lindas crianças e me mostraram a que vim, para o ensino que é fundamental.

De todas as minhas escolhas posso dizer que a melhor que fiz foi ser professora... foi a sala de aula que acalmou minha mente em todos meus últimos momentos, mesmo os felizes e principalmente os tristes... estar em classe não possibilita abstrair-se, a sala de aula é uma entrega que se faz de corpo e alma. E é por isso que normalmente durmo à tarde, de energias sugadas, com sonhos interligados entre a vida pessoal e os alunos, contente de poder ser professora em qualquer ficha a ser preenchida... de aprender mais que ensinar, a docência é uma relação de troca, ensino e aprendo de segunda à sexta.

Mas de tudo, garanto que a professora que sou foi formada na universidade e não aos trancos, li bastante e sofri vários conflitos internos por quatro anos, para poder ter este título à frente do meu nome.

As coisas se resumem mesmo em como me descrevi no Twitter: "De tudo que ela pode falar que é, o melhor é que é brasileira e professora. Muita gente acha isso ruim, ela ama". Hoje, a docência faz parte da minha personalidade, dos meus planos, das minhas observações em viagens, das minhas restrições.

Feliz dia dos professores para nós!

P.S.: Estou a procura de mais aulas (Nosso jargão), professor, literalmente, vive de aulas.

3 comentários:

Vívian de Castro disse...

Esses dias eu recusei uma proposta em uma empresa que paga pela casa dos 4 dígitos. Sabe um dos principais motivos: estou amando ensinar essas mesmas crianças da foto. Eu sei que não é suficiente, mas imagino que seja um bom começo.

.cereja disse...

Vivi, é um ótimo começo, quem sabe você não faz uma licenciatura agora??

mkawasaki disse...

É com esse mesmo espírito que eu vivo meus dias com vc. Aprendendo sempre. Obrigado por ser professora. No amor e na profissão, ou, nos 2 juntos!

Te amo!