quarta-feira, 7 de março de 2012

Toda em coisa


Eu fiquei lá mesmo, pensando um bom tempo... será que ousar só um pouquinho, mesmo só assim, dentro do meu universo, ia fazer tão mal, ia expôr tanto? Daí que ele era assim: encantadoramente nerd e eu já tinha absorvido a ideia como minha e ia me tornar parte dela.

Janelas para o mundo, foram elas que se abriram para mim... enormes, amplas. 

Adeus, quadradinho. Trabalho, logo compro. Comprei mais que a passagem pra minha inteiridade, comprei o aviador completo. 

Hoje coloquei um poema no quadro, para um exercício de gramática, e o menino não entendeu tudo, mas interessou. Tão distante da poesia, ela lá, pregada no quadro, quis saber porque de mim era próxima: "Este poema é tão completo, tão intenso, que não o leio sem arrepiar... é o que de mais verdadeiro conheço e o que de mais conselheiro tomo. Miguel, se é pra ser alguma coisa, que não seja de pouquinho não, seja totalmente, assumido, verdadeiro e dedique-se de todo, mesmo para o que seja pouco"....

Ricardo Reis - Fernando Pessoa


"Para ser grande sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em coisa. Põe quanto és


No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda

Brilha, porque alta vive".

Acho triste encontrar pessoas que são pouco. Se é para ser, que seja muito. Assumido: camiseta vestida e panfleto na mão!

É por saber que eu penso assim (antes de eu mesma reconhecer inclusive) que meu pai sempre me deu melissas rosa choque, deixou-me pintar os cabelos mil vezes na adolescência (passei por boa parte do círculo cromático), encheu-me de roupas hippies, me colocou para ler Menino Maluquinho, tomou coragem e me deixou ir e voltar pra Bordeaux e hoje me deixa ler gibi no tatame ao invés de lecionar entre quatro paredes todos os dias.

Como disse a coordenadora: "Essa ai da aula até de baixo do pé de manga"... A Memê também sempre fala: "Vishh!! É doida mesmo". Aymê, doida nada: real. Créditos de papai. Ter pai que aposta as fichas no incomum é raro, torna-me mais inteira ainda: Papi, você sabe que eu também te amo, esqueci de responder a mensagem hoje cedo, estava em aula.

2 comentários:

Isinha disse...

Lili amo seus textos, são lindos, parabéns!

Isinha disse...

Parabéns Lili, amo seus textos, continue escrevendo!