domingo, 27 de março de 2011

A felicidade da jovem Lílian




De: Lílian de Castro [mailto:liliandeccastro@hotmail.com] 

Enviada em: sexta-feira, 25 de março de 2011 19:28
Para: vinibtms@gmail.com
Assunto: Feliz!


- Que dia é hoje, professora? - Perguntou uma aluna quando pedi para que fizessem cabeçalho para a tarefa de hoje.
- Dia 25 de março de 2011, aniversário do meu melhor amigo: Vinicius Barbosa Teixeira Machado dos Santos!
- Nooooooossa! Que nome enorme!! - respondeu a maior parte dos alunos da classe em coro.
- Em nome e em pessoa! - Respondi eu, orgulhosa do amigo que tenho.

Hoje aconteceu uma coincidência, pedi para que meus alunos escrevessem sobre alguma pessoa sublime de suas vidas e trouxessem a letra de uma música que a lembrasse, certo aluninho do sexto ano, o Miguel Quinteiro, trouxe uma que lembrava seu melhor amigo e tive que me segurar para não chorar em plena sala de aula, lembrando aquele dia tão bonitinho em que fizemos um CD de feliz aniversário pra ti, que virou moda depois... se cada pessoa importante em nossas vidas (para mim) tem uma música, a sua, mais que a da Vivi (se você tiver lido meu blog) é a mais cabível de todas:

Canção Da América

Amigo é coisa para se guardar

Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção que na América ouvi
Mas quem cantava chorou
Ao ver o seu amigo partir

Mas quem ficou, no pensamento voou

Com seu canto que o outro lembrou
E quem voou, no pensamento ficou
Com a lembrança que o outro cantou

Amigo é coisa para se guardar

No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam "não"
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração

Pois seja o que vier, venha o que vier

Qualquer dia, amigo, eu volto
A te encontrar
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.


Vivi Bululu, meu amigo dos amigos, que sentou comigo e conversou tantas vezes quando precisei de ajuda... que construiu parte do que sou, que virou meu irmão e que viajou pela Europa comigo (coooof cooof), fala sério! Para nós, ali naquele ensino médio no Nova Era Vestibulares, isso era previsível sim, tão previsível que imaginávamos e fazíamos planos sobre, claro, sem a pretensão de realizar, mas somos o que podemos ser, né? E com uma pessoa tão maravilhosa como você, não poderíamos ser melhores! Mentira! Poderíamos e podemos, sim! E é isto que te desejo no seu aniversário de 23 anos, crescimento pessoal (que de tamanho chega né, bem!?)... que você nunca se dê por satisfeito, que sempre queira se instruir, viajar mais e que sempre ao final de cada jornada pense: "Nossa! Eu podia ter feito mais! Mas tudo bem, vou fazer esse mais naquele outro plano que eu tenho para a próxima!" e que obviamente esteja incluído na sua reflexão: "Lá estarei eu e a Vivi e o Nanicão, se não estiver com a gente dessa vez, vai nos visitar e vamos dormir em aeroportos, na mesma cama não pelo amor de Deus, vamos passear, vamos em vários Hard Rock Cafés e eu sempre me cuidarei para não vomitar na frente da Lílian de novo!"...

Vinição, já temos história! E querendo ou não, a nossa história é juntos e fico feliz de hoje perceber que temos várias almas gêmeas em nossas vidas, você é umas das minhas (não preciso de uma gracinha aqui para saber que você tem maturidade suficiente para compreender o que digo), obrigada por ser meu irmão!

Amo você,
beijinhos
saudades!
Lili! ^^

P.S.: Não escrevi mais cedo porque passei o dia inteiro com dor de barriga!
P.P.S: Tô sem seu msn!

__________________________________________________________________________________

De: Vinicius Santos [vinibtms@gmail.com] 

Enviada em: sexta-feira, 26 de março de 2011 3:17:32
Para: liliandeccastro@hotmail.com
Assunto: RE: Feliz!


Primeira coisa: Realmente você escolheu a palavra exata para definir o assunto do email. Engraçado que ela também definiu meu estado de espírito após essa leitura. Um suspiro e uma felicidade enorme! Muito obrigado.

Bem, realmente esse meu nome enorme impressiona. Sempre impressionou, desde os coleguinhas da escola primária, onde eu me sentia inflado por ter um nome que diferenciava-se do nome da maioria, até as pessoas com as quais trato atualmente, como os europeus que também comentam, dizendo às vezes que é um problema ter um último nome, coisa que aqui possui ampla utilização, como numa lista bibliográfica, composto por quatro longos nomes, para eles quase impronunciáveis.

Mas essa pequena irritação que eles sentem, como a moça do banco que não sabia o que fazer para escrever meu nome no cartão de débito, não me incomoda nem um pouco. Isso porque eles não conhecem essa grande pessoa sobre a qual você escreve. E antes que isso pareça auto-promoção, me defendo...

Não conhecem porque não se dispuseram a estar do meu lado, compartilhando segredos e trivialidades, muitas vezes acompanhadas de longas e boas risadas. Ou ainda de boas e construtivas discussões, que semearam, aliás, que reviraram o terreno dos meus pensamentos para só depois germinarem em reflexões que mudaram inúmeros pontos de vista. Também, porque não se arriscaram a pensar os anos futuros dividindo vivências, tempo e até mesmo um provável “ganha-pão” (lembra quando falamos sobre a sua confeitaria? Era no começo do meu curso, e disse que cuidaria da parte financeira, ai ai.. quantas voltas esse mundão dá né!?). E também nunca se empenharam em realizar conjuntamente alguns planos, como peças de teatro na escola, curta-metragem trash demaaaaaisss, mestrados (hum... esse parcialmente realizado né, Mestranda? ;D) e uma viagem para Europa (COF COF COF =P). E o melhor de tudo: nunca se imaginaram se encontrar no meio da caminhada da vida para sentar, tomar um café e rever todas essas coisas, sentir e desfrutar de uma boa nostalgia e planejar novamente o dinâmico do que virá!

Concluindo minha defesa, isso tudo mostra o quanto me encontrar com você teve, e tem, importância para minha vida. Com você, e todo o nosso grupo eterno, aqueles que sempre eram certeza nas idas ao cinema do Buriti Shoppis, aprendi a importância de uma amizade, madura o bastante para ser eterna, permeando toda uma, ou várias vidas. Sendo assim, o elogio também vale para você, GRANDE! Devemos muito do que somos às pessoas que caminham conosco, e olhar para o lado e saber que você estará lá, ou então chegará lá se eu precisar, para compartilhar a essência da existência, inquieta e conforta. E  bacana é saber que depois desses encontros damos os próximos passos sendo pessoas melhores!!

Muito obrigado por existir!
Amo você nanicão!

P.S.: Sarou do piriri? =P


Um comentário:

Vívian de Castro disse...

HAHAHAHAHA! Esse post me fez rir e chorar internamente várias vezes, tantas que me confundi mais que o normal. Me fez reencontrar duas pessoas do passado, que as vezes acho que não existem mais mas que em situações como essas me mostram que moram ainda em algum lugar. Me fez ver que saimos do colégio com mais do que as conquistas futuras em comum: papai fez um bom trabalho com seus escritores. Emocionante, em vários pontos. E o melhor de td é que matou minha curiosidade, pq eu não aguentava não saber o que estava nesses e-mails que eu tanto tentava ver de relance e que ele não me conta nem a pauladas... =P Parabéns aos dois por uma amizade tão linda e é lindo estar no meio disso... Somos pessoas completamente cheias do assunto do e-mail...